O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, ministro Barros Levenhagen, manifestou hoje (08) o pesar de toda a equipe da Enamat com o falecimento da juíza do trabalho Maria Josuíta Barros Machado, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (PI). Na sexta-feira (05), ao retornar da Vara do Trabalho de Oeiras, no interior do Estado, para a capital, Teresina, onde residia com o marido e dois filhos, a juíza sofreu um acidente. Com ela estava a juíza titular Alba Cristina, que sofreu ferimentos mas está fora de perigo.

Tanto Maria Josuíta quanto Alba Cristina fazem parte de um grupo de mais de mil juízes do trabalho de primeiro grau de todo o País que participam do Curso de Formação Continuada em Administração de Varas do Trabalho, na modalidade a distância, realizado desde setembro pela Enamat.

A juíza Josuíta atuou durante cerca de dez anos no TRT da 8ª Região (PA) e renunciou à titularidade naquele regional para retornar a sua terra natal, para conviver com seus familiares. Os amigos lembram dela como uma juíza atuante, que não se furtava ao trabalho e que teve uma atuação firme na Vara de Parnaíba (PI). Tinha uma menina de seis anos e um menino de nove.