O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, ministro Barros Levenhagen, tomou posse ontem (02) como corregedor-geral da Justiça do Trabalho. Eleito para o biênio 2011/2013, o ministro Levenhagen tomou posse juntamente com a nova direção do Tribunal Superior do Trabalho – ministro João Oreste Dalazen, na Presidência, e ministra Maria Cristina Peduzzi (que integra o Conselho Consultivo da Enamat) na Vice-Presidência.

A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho é o órgão encarregado da fiscalização, disciplina e orientação da administração dos Tribunais Regionais do Trabalho, seus juízes e serviços judiciários. Compete a ela exercer funções de inspeção e correição permanente dos TRTs e decidir reclamações contra atos que afetem a boa ordem processual. O corregedor-geral é ministro togado do TST, eleito juntamente com os demais integrantes da direção, para mandato de dois anos. Nas correições, ele verifica aspectos como assiduidade dos juízes, diligência na administração da Justiça e observância de ritos e prazos.

A gestão do ministro Barros Levenhagen à frente da Enamat termina no próximo dia 9, quando o TST deverá eleger uma nova Direção e nova composição para o Conselho Consultivo.

(Carmem Feijó)