A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) começou hoje (25) a nova edição do Curso de Formação Continuada em Administração de Vara do Trabalho, na modalidade de educação a distância, para 7 turmas que atenderão a 285 magistrados com exercício nos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. Já foram formados no curso com sucesso, durante o segundo semestre de 2010, cerca de 800 magistrados, distribuídos naquela oportunidade em 28 turmas.

O curso busca desenvolver competências no magistrado para a administração de Varas do Trabalho e terá a duração de 40 horas, num total de sete semanas de atividades. De hoje até quarta-feira (27) o curso se destina à ambientação dos alunos-juízes no sistema Moodle, adotado pela Enamat para a educação a distância, a fim de que se familiarizem com as ferramentas tecnológicas que irão utilizar. Os demais dias serão dedicados à leitura e discussão das aulas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem, incluindo a participação dos alunos em fóruns e chats, para compartilhamento de experiências e conhecimentos, de forma colaborativa.

Os professores desta edição do curso são magistrados do Trabalho formados pela própria Enamat e têm experiência na condução do processo de ensino e aprendizagem nas turmas do curso realizado em 2010. A equipe responsável pela formação dos 285 magistrados é composta por Adib Pereira Netto Salim (juiz do trabalho substituto do TRT da 17ª Região/ES), Amaury Rodrigues Pinto Júnior (desembargador do TRT da 24ª Região/MS), Cilene Ferreira Amaro Santos (juíza titular da 14ª VT de Brasília/DF), George Santos Almeida (juiz titular da 2ª VT de Camaçari/BA), José Antônio Pancotti (desembargador do TRT da 15ª Região – Campinas/SP), Marcílio Florêncio Mota (juiz titular da 1ª VT de Paulista/PE) e Rubem Dias do Nascimento Júnior (juiz titular da 27ª VT de Salvador/BA). Os professores têm o apoio dos servidores da Enamat que atuam como monitores das turmas.