A Enamat realizará, de 27 a 29 deste mês, em sua sede, em Brasília, o 2º Curso de Formação de Formadores para Gestores de Escolas Judiciais, que tem como público-alvo 70 integrantes da direção e dos conselhos acadêmicos ou consultivos das 24 instituições de ensino vinculadas aos Tribunais Regionais do Trabalho.

O curso tem por objetivo atender à demanda apresentada pelos administradores das Escolas Judiciais para desenvolver e aperfeiçoar os instrumentos de gestão dos processos de formação profissional dos magistrados do trabalho. Permitirá ainda que os participantes multipliquem posteriormente a outros gestores das Escolas Judiciais os conhecimentos que adquirirem, propagando os conteúdos e maximizando o efeito da formação.

O conteúdo programado será desenvolvido em 20 horas-aula, divididas em quatro módulos teórico-práticos, e contemplará temas, como visão institucional das escolas judiciais, sistema de formação profissional da magistratura trabalhista, engenharia de gestão e engenharia pedagógica e de formação nas escolas judiciais. A equipe de professores é constituída por magistrados e profissionais especializados, com experiência nos assuntos que serão objeto de estudo. Eles utilizarão diversas técnicas didáticas durante o curso para favorecer a aprendizagem, entre as quais painéis, mesas-redondas, aulas expositivas, dinâmicas de grupo, estudo de casos e oficinas.

O curso buscará, em síntese, valorizar a capacidade do magistrado participante em fazer a transposição dos conhecimentos teóricos que vier a adquirir para a atividade cotidiana de trabalho, a fim de alcançar uma gestão eficiente, voltada para a questão essencial da formação e aperfeiçoamento dos juízes do trabalho.

Para ver o programa do curso, clique aqui.