A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e o Conselho Superior da Justiça do trabalho (CSJT) realizam, de 18 a 20 de junho, o Curso de Formação de Formadores em Processo Judicial Eletrônico (Pje).

O curso será realizado na sede da Enamat, em Brasília, e tem como público-alvo os magistrados integrantes da 1ª Turma Nacional de Multiplicadores, instituída pelo Ato Conjunto CSJT.Enamat nº 1/2012.

A Enamat será responsável pela capacitação dos magistrados e o CSJT pela capacitação dos servidores. O grupo de alunos coordenado pela Enamat será composto por dez magistrados formadores nacionais, sendo dois de cada região geográfica (um desembargador e um juiz), indicados pela Enamat, e por magistrados multiplicadores das seguintes regiões: 3ª (MG), 8ª (PA/AP), 15ª (Campinas/SP), 21ª (RN), 22ª (PI) e 24ª (MS), até o máximo de dois desembargadores e três juízes, indicados pelas Escolas Judiciais.

O objetivo do curso é a formação de formadores multiplicadores para atuar diretamente na capacitação no âmbito dos Tribunais Regionais do Trabalho à medida que forem ocorrendo as ações de implantação do PJe/JT em 1o e 2o graus. O curso será realizado em duas fases, sendo a primeira presencial e a segunda a distância.

A fase presencial tratará de temas como Estrutura do Projeto do PJe/JT, Elementos do Processo Eletrônico, Funcionalidades Gerais e Específicas da Ferramenta do Pje e Andragogia. Já a fase a distância será destinada à execução de atividades práticas no ambiente de treinamento do PJE.

Participam como instrutores do curso destinado aos magistrados: desembargadora Dalila Andrade (TRT da 5ª Região); desembargador Cláudio Brandão (TRT da 5ª Região); juiz Alexandre Azevedo Silva (auxiliar da Presidência do TST); juiz Braúlio Gabriel Gusmão (TRT da 9ª Região); juiz Hermann Hackradt (TRT da 21ª Região); juiz Leador Machado (VT do Gama – TRT da 10ª Região); juiz Francisco Fortuna (VT de Caucaia – TRT da 7ª Região); juiz Luiz Carlos Roveda (VT de Navegantes – TRT da 12ª Região); servidor Roberto Carlos de Almeida (secretário do Tribunal Pleno – TRT da 12ª Região); servidor Eli Queiroz Lisboa (assistente de juiz da VT do Gama) e o servidor Abel Arimatéia (TRT da 7ª Região).

Cláudia Valente