Encerrou ontem (26) o curso de Produção Textual na modalidade de Educação a Distância (EaD), promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

O conteúdo programático incluiu estudos sobre os diversos tipos de texto: oral, escrito, digital e impresso, dirigido para curso online. Foram apresentadas etapas de produção textual e seleção de conceitos chaves.

As aulas online serviram de estímulo à interação entre os participantes e de incentivo à pesquisa e reforço na aquisição de competência para produção de conteúdo em escalas nacional e regionais. Na conclusão, os alunos-juízes elaboraram um trabalho final baseado na produção de um texto, com tema proposto por eles próprios, e seguindo os aprendizados obtidos nas aulas.

O curso iniciou no dia 16 de maio e teve duração de seis semanas, divididas em cinco módulos, totalizando 40 horas-aula.  Foram formados 25 alunos-juízes. A mediação tutorial foi promovida por Maria Salete Prado Soares, mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Camilla Pacheco