Encerrou hoje (22) o 2º Curso de Formação de Formadores em Processo Judicial Eletrônico – PJe/JT, produzido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – Enamat. Os 43 magistrados participantes atuarão como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos nas 19 horas de aulas teóricas e práticas, conduzidas em laboratórios.

O diretor da Enamat, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ao conduzir a solenidade de encerramento do curso, destacou que os alunos-magistrados que ora concluem o CFF/PJe,  juntamente com a Enamat e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), passam a integrar a Força Nacional e a atuar como partícipes dessa mudança que transforma toda a Justiça do Trabalho.

“Temos aqui um contingente diferenciado de juízes e desembargadores que nos auxiliarão a transpor esse desafio de transformar a utopia em uma realidade próxima, levando a Justiça do Trabalho a se tornar o expoente dessa transformação social”, disse o ministro Aloysio.

O 2º CFF encerra um novo ciclo de preparação de multiplicadores imbuídos do propósito de levar conhecimentos aos demais magistrados das 24 regiões do País. Para isso, destacou o ministro Aloysio, é necessário que os tribunais regionais estejam preparados, com laboratórios equipados para o treinamento de uso das ferramentas eletrônicas.

Opinião dos participantes

Claudio_MascarenhasDesembargador Cláudio Mascarenhas – TRT 5ª Região

“O 2° CFF foi muito bom! O grande diferencial foram os colegas terem tido a oportunidade de aplicar, na prática, em uma simulação de capacitação, aquilo que nós transmitimos para eles nos dois primeiros dias de curso. O aumento da carga de atividade prática do sistema foi algo diferencial nesse curso. Com exercício prático maior dos colegas, a escola desempenhou seu papel e obteve o resultado esperado. Houve uma receptividade muito grande de todos os colegas. O curso foi exitoso!”

 

 

Adriana FreitasAdriana Freitas de Aguiar – TRT 1ª Região

“Já participei de um curso semelhante sobre PJe na minha região. Esse foi realmente muito proveitoso pois possibilitou aplicarmos na prática toda a teoria que nos foi passada. Essa troca de experiências com colegas de outras regiões também é importante para o aprendizado, e esse encontro possibilitou isso. Me sinto preparada para passar aos demais colegas juízes os ensinamentos que obtive no curso”. 

 

 

Juíza Ana Paola Santos Machado Diniz – TRT 5ª Região

“O curso foi interessante, proveitoso em todos os aspectos. Foi possível  visualizar o sistema, entender como o processo chega à Vara, as tarefas a serem desenvolvidas pelos servidores e pelos advogados. Gostei da importância que eles deram à parte prática: conhecemos mais as ferramentas, entendendo assim o caminho do processo dentro do sistema. Desmistificou a imagem complexa do PJe. Acredito que o curso contribuiu  muito, pois sempre há medo e resistência em lidar com o novo. Foi um curso de curta duração, mas certamente servirá como pontapé inicial. A partir do curso, vamos poder passar para os colegas a importância da formação de multiplicadores, em nossas regiões. Trata-se de uma nova tecnologia, como muitas que já tivemos na  Justiça do Trabalho, parecido com a troca da  máquina de escrever para o computador. É um mundo novo! essa troca de experiência aqui no CFF foi importante. No final dessa transição, acredito que teremos um processo mais eficiente, rápido e  transparente.”

Bruno de CarvalhoJuiz Bruno de Carvalho Motejunas, TRT 16ª Região

“O 2° CFF foi muito proveitoso, pois mostrou mais sobre essa ferramenta excepcional que é o PJe, que  vai agilizar e  simplificar o processo e ao mesmo tempo quebrar barreiras em sua tramitação. É um desafio sair do processo físico para o virtual, mas acredito que seja uma mudança necessária. Me sinto preparado, mas acredito que o aprendizado deva ser constante, por se tratar de algo muito complexo. Ao fina,l essa será uma experiência proveitosa para todos os juízes e jurisdicionados.“

 

 

FOTO12

FOTO 14

Cláudia Valente/ Scheila Souza