Começa na próxima segunda-feira (1/10) o 12º Curso de Formação Inicial (CFI) promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Durante quatro semanas, 70 alunos-juízes, de 11 regiões distintas, se reúnem em Brasília para participar das aulas práticas e teóricas relacionadas à formação profissional do magistrado do Trabalho.

A aula inaugural será conduzida pela ministra de Estado Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e a cerimônia de abertura, programada para as 10h do dia 1º de outubro, no auditório da Enamat, contará com a participação do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, do diretor da Enamat, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, dos ministros da corte superior trabalhista e demais autoridades convidadas, nacionais e estrangeiras.

Os juízes participantes do 12º curso são oriundos das seguintes regiões: 1ª (RJ), 2ª (SP), 3ª (MG), 5ª (BA), 6ª (PE), 14ª (AC/RO), 16ª (MA), 19ª (AL), 21ª (RN), 23ª (MT) e 24ª (MS). As mulheres são maioria: 42 magistradas e 28 magistrados, sendo que São Paulo conta com o maior número de inscritos: 22, seguido por Minas Gerais, com 11.

O curso, que encerra no dia 26 de outubro, terá carga total de 149 horas aula, e contará com as seguintes disciplinas: Deontologia Profissional Aplicada, Técnica de Decisão Judicial, Sistema Judiciário, Linguagem Jurídica, Administração Judiciária, Teoria Geral do Juízo Conciliatório, Psicologia Judiciária Aplicada, Relacionamento Com a Sociedade e a Mídia, Temas Contemporâneos de Direito, Efetividade da Execução Trabalhista e Laboratório Judicial.

Cláudia Valente