A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) realiza, de 4 a 26 de março, o 13º Curso de Formação Inicial (CFI). Durante quatro semanas, 74 alunos-juízes, de 10 regiões distintas, se reúnem em Brasília para participar das aulas práticas e teóricas relacionadas à formação profissional do magistrado do Trabalho.

As atividades do curso terão início às 10h e a cerimônia de abertura está programada para as 13h30 do dia 4 de março, no auditório Mozart Victor Russomano, localizado no 5º andar do Bloco B, do edifício sede do TST, em Brasília.

Os juízes participantes do 13º curso são oriundos das seguintes regiões: 4ª (RS), 11ª (AM/RR), 14ª (AC/RO), 15ª (Campinas/SP), 16ª (MA), 19ª (AL), 20ª (SE), 21ª (RN),  23ª (MT) e 24ª (MS). A região com o maior número de inscritos é a 4ª, com 25 alunos, seguido pela 11ª, com 15.

O curso contará com as seguintes disciplinas: Deontologia Profissional Aplicada, Técnica de Decisão Judicial, Sistema Judiciário, Linguagem Jurídica, Administração Judiciária, Teoria Geral do Juízo Conciliatório, Psicologia Judiciária Aplicada, Relacionamento Com a Sociedade e a Mídia, Temas Contemporâneos de Direito, Efetividade da Execução Trabalhista e Laboratório Judicial.

As disciplinas complementares são: Técnica de instrução trabalhista; Tecnologias aplicadas à magistratura; Hermenêutica constitucional e jurisdição        em direitos fundamentais sociais; Morfologia do trabalho e da produção; Teoria geral do processo eletrônico; blocos de estágios e de estudo e bloco de atividades a distância.

Cláudia Valente