Começa na segunda-feira (4/3) o 13º Curso de Formação Inicial (CFI) promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). A cerimônia de abertura contará com a presença da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Rosa Maria Weber, do presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, da vice-presidente do tribunal, ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro  Antonio José de Barros Levenhagen, e do diretor da Enamat, ministro Aloysio Corrêa da Veiga.

A abertura está marcada para as 14h, no Auditório Mozart Victor Russomano, localizado no 5º andar do Bloco B, e contará também com a presença dos demais ministros do TST e dos diretores das escolas judiciais da Justiça do Trabalho, que estarão em Brasília por ocasião da 6ª Reunião do Sistema Integrado de Formação de Magistrados do Trabalho (SIFMT), coordenada pela Enamat.

A aula inaugural será ministrada pelo professor doutor Luís Roberto Barroso, que abordará o tema “O Juiz e a Sociedade do Século XXI: uma visão constitucional”. Mestre em Direito pela universidade de Yale Law School (EUA), ele é professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e titular do curso de pós-graduação em Direito Constitucional Econômico da Fundação Getúlio Vargas. Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, ele é autor de várias obras sobre Direito Constitucional.

As aulas do 13º CFI vão até o dia 26 de março. A turma conta com 73 alunos-juízes, de 10 diferentes regiões brasileiras: 4ª (RS), 11ª (AM/RR), 14ª (AC/RO), 15ª (Campinas/SP), 16ª (MA), 19ª (AL), 20ª (SE), 21ª (RN), 23ª (MT) e 24ª (MS).  As atividades do curso terão início às 10h do dia 4/3.

Cláudia Valente