O relacionamento do magistrado com a sociedade e as técnicas de decisão judicial foram os temas abordados na tarde de ontem (22) no 14º Curso de Formação Inicial (CFI), organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Os Juízes Titulares de Varas do Trabalho Gustavo Fontoura Vieira, da 1ª VT de Santa Maria/RS, e Rosimeire Fernandes, da 1ª VT de Itapetinga/BA, falaram sobre como deve ser a postura do magistrado diante de seus jurisdicionados, sua participação na comunidade e a forma de resolução de conflitos cotidianos.

O Juiz Titular de Vara do Trabalho Flávio Landi e Auxiliar da Presidência do TRT da 15ª Região/Campinas abordou as técnicas de Decisão Judicial, com ênfase na sentença como meio de comunicação do juiz com o cidadão. Ele falou também sobre o Processo Judicial Eletrônico e a elaboração de sentenças, com todos os seus elementos formais e requisitos – relatório, fundamentação, questões de fato e de direito, análise detida de cada elemento de prova e dispositivo.

No final das apresentações, os alunos-juízes puderam testar os conhecimentos por meio de uma série de exercícios.

Cláudia Valente

Juiz Titular de Vara do Trabalho Flávio Landi, TRT da 15ª Região/Campinas

Juiz Titular de Vara do Trabalho Flávio Landi, TRT da 15ª Região/Campinas

Juiz Titular de Vara do Trabalho Gustavo Fontoura Vieira, da 1ª VT de Santa Maria/RS,  e Juíza Titular de Vara do Trabalho Rosimeire Fernandes, da 1ª VT de Itapetinga/BA

Juiz Titular de Vara do Trabalho Gustavo Fontoura Vieira, da 1ª VT de Santa Maria/RS, e Juíza Titular de Vara do Trabalho Rosimeire Fernandes, da 1ª VT de Itapetinga/BA