Termina amanhã (20) o 14º Curso de Formação Inicial (CFI), promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Durante um mês, 87 alunos-juízes, de nove diferentes regiões do País, participaram de aulas teóricas e práticas para formação de magistrados do trabalho.

Do total de alunos, 47 são homens e 40 mulheres, sendo o mais novo com 26 anos e o mais velho com 50. A média geral de idade é de 32 anos. Participaram do curso magistrados das seguintes regiões: 1ª Região (RJ); 2ª Região (SP); 3ª Região (MG); 4ª Região (RS); 9ª Região (PR); 18ª Região (GO); 20ª Região (SE); 21ª Região (RN) e 23ª Região (MT). Minas Gerais é o que tem o maior número de inscritos (19) e Sergipe e Mato Grosso os que têm menos (1).

Na avaliação dos alunos o curso foi muito proveitoso, com destaque para as aulas práticas (oficinas). Destacaram, também, como ponto alto do 14º CFI, a possibilidade de interação entre juízes de diversas regiões, o que para eles agrega ainda mais conhecimento das realidades distintas de um país com tanta diversidade cultural.

A cerimônia de formatura dos alunos está marcada para amanhã, às 10h, no auditório Ministro Mozart Victor Russomano, localizado no 5º andar do bloco B, no prédio do TST, em Brasília.

Assista a seguir o depoimento dos alunos participantes do 14º CFI.

Cláudia Valente