No terceiro dia do 16º Curso de Formação Inicial promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) os alunos–juízes obtiveram, no período da manhã, conhecimentos sobre Técnicas de Instrução Trabalhista, sob a orientação do desembargador aposentado da 3ª Região (MG), Márcio Túlio Viana.

Professor aposentado da UFMG, professor de Direito do Trabalho na pós-graduação da PUC Minas, doutor pela UFMG e pós-doutor junto às Universidades de Roma I e II, Márcio Túlio é autor e coordenador de inúmeros livros e artigos jurídicos.

Aos alunos do 16º CFI ele falou sobre “Os Poderes instrutórios e de direção processual do Juiz do Trabalho” e “A psicologia do testemunho e o valor
dos depoimentos orais”.

O período da tarde foi dedicado às palestras do módulo “Temas Contemporâneos”. O primeiro tema, “Indenização por danos morais no Processo do Trabalho: a fixação do valor indenizatório e seus problemas”, foi apresentado pelo ministro do TST Alexandre de Souza Agra Belmonte. O segundo tema, “Aplicação das normas da OIT no Direito Brasileiro”, ficou a cargo do desembargador Carlos Roberto Husek, diretor da Escola Judicial do TRT da 2ª Região (SP) .

O desembargador Husek é mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atua como assistente do Departamento de Direito das Relações Tributárias, Econômicas, Internacionais e Comerciais da Faculdade de Direito do Centro de Ciências Jurídicas. É também coordenador do Curso de Pós-graduação “Lato Sensu” de Direito Internacional e credenciado na pós-graduação de Relações Econômicas Internacionais.

Cláudia Valente

Desembargador Marcio Tulio Viana

Desembargador Marcio Tulio Viana

Ministro Alexandre de Souza Belmonte

Ministro Alexandre de Souza Belmonte

Desembargador Carlos Roberto Rusek

Desembargador Carlos Roberto Husek