As características distintivas entre o texto literário e o texto técnico, o emprego de expressões consagradas pela técnica jurídica, estrangeirismos, neologismos, concordância verbal e questões estruturais de textos jurídicos são alguns dos temas abordados pelo professor Adalberto José Kaspary, no 16º Curso de Formação Inicial (CFI) promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

O professor de Linguagem Jurídica e advogado Adalberto José Kaspary é formado em Letras Clássicas (latim, português e grego). Ele participa como palestrante do CFI desde 2008, e é autor de vários livros, dentre eles, “O verbo na linguagem jurídica” e a “Nova ortografia integrada”.

Durante a aula, os alunos-juízes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e colocar em prática os ensinamentos por meio dos exercícios formulados pelo professor, abordando questões relacionadas à sintaxe, ao novo acordo ortográfico, pontuação, semântica e coesão textual, dentre outros. Confira no vídeo a seguir uma das dicas do professor Kaspary.

Cláudia Valente